EMAGRECER PORTO ALEGRE

O que são comedores compulsivos?

Os comedores compulsivos são caracterizados pelo vício em comer com freqüentes episódios de ingestão incontrolada de comida, nos quais eles podem sentir-se frenéticos ou fora de controle.

Canalizada para alimentos específicos, principalmente chocolates, doces, biscoitos, sorvetes e pão, a compulsão alimentar é uma forte necessidade de fundo psíquico. Normalmente esse mecanismo psicopatológico é desencadeado pelo déficit do neurotransmissor serotonina no cérebro e pode ser agravado pela presença excessiva de insulina na corrente sanguínea.

Produzida pelo pâncreas, a insulina é um hormônio que participa do metabolismo dos açúcares no sangue. Quanto mais açúcares (amido e carboidratos) se consome, maior será a quantidade de insulina lançada no sangue.

Hábitos alimentares ricos em carboidratos de alto índice glicêmico, como pães e doces, podem desencadear um circulo vicioso em que quanto mais a pessoa come mais tem necessidade de comer. Na maioria das pessoas que sofrem de compulsão alimentar, o problema tem origem na forma errada de se alimentar, o que faz com que o pâncreas fique desregulado e inchado. O resultado é uma pessoa mais propensa ao acúmulo de gordura e à voracidade por alimentos que só fazem piorar a situação.

Por meio de programas alimentares que preconizam a suspensão de carboidratos (por tempo curto ou longo, dependendo de cada caso), consegue-se, em pouco tempo, “domesticar” a gula. A queda dos níveis de insulina melhora a sensação de fome descontrolada, e a pessoa se vê livre dessa pressão que costuma ser mais forte no fim do dia e à noite. Com um tratamento bem direcionado, a pessoa pode, aos poucos, voltar a ter uma alimentação normal, com ingestão de todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. Mas sempre com o cuidado de evitar, na rotina, o consumo de alimentos ricos em carboidratos de alto índice glicêmico como doces, massas, derivados de farinha de trigo não integral, entre outros.

Comedores compulsivos podem comer mais rápido do que é normal, e continuar comendo bem depois do ponto de estarem inconfortavelmente cheios.

A maior parte tem pouca auto-estima, sentem-se culpados por não serem “bons os bastante” e são envergonhados pelo excesso de peso.

A maioria dos comedores compulsivos nunca aprendeu maneiras eficientes de lidar com situação de estresse, ao invés disso transformou a comida numa forma de bloquear emoções dolorosas. Embora muitos comedores compulsivos tentem combater seu excesso de peso através de dietas, isso pode exacerbar a condição. Dietas podem ocasionar sensação de privação, a qual comedores compulsivos podem tentar bloquear comendo compulsivamente. A menos que as razões emocionais sejam resolvidas, comedores compulsivos freqüentemente ficam presos num ciclo de dieta e alimentação compulsiva, o qual é acompanhado por sentimento de culpa, vergonha e depressão.

Tratamento para comedores compulsivos

O tratamento é feito através de aconselhamento e terapia. Aproximadamente 80% dos que procuram ajuda profissional ou melhoram completamente, ou têm redução significativa dos sintomas. Assim como outras desordens alimentares, como anorexia e bulimia, alimentação compulsiva é um problema sério que pode resultar em morte. Porém, esse problema pode ser superado com o tratamento apropriado, o qual pode incluir psicoterapia e aconselhamento médico e nutricional.

Descubra se você é um comedor compulsivo?

01     Você come quando não está com fome?
02     Você faz “farras alimentares” continuamente, sem razão aparente?
03     Você sente culpa e remorso depois de comer compulsivamente?
04     Você gasta muito tempo comendo, ou pensando em comida?
05     Você espera com prazer e antecipação pelo momento em que pode comer sozinho?
06     Você planeja com antecedência essas comilanças secretas?
07     Você come sensatamente em companhia de outras pessoas, compensando depois, quando estás sozinho?
08     Seu peso está afetando seu modo de viver?
09     Você tentou fazer dieta por uma semana (ou mais), somente para abandoná-la perto de sua meta?
10     Você fica ressentido quando outras pessoas lhe dizem para “usar um pouco de força de vontade” para parar de comer demais?
11     Apesar das evidências em contrário, você continuou a afirmar que poderia fazer dieta “por si mesmo”, quando quisesse?
12     Você anseia desesperadamente comer em um determinado momento, dia ou noite, fora das horas das refeições?
13     Você come para fugir de aborrecimentos ou dificuldades?
14     Você já esteve em tratamento por obesidade ou problemas relacionados a alimentação?
15     Seu comportamento alimentar faz você ou outras pessoas infelizes?

 

IMPORTANTE: Deve-se sempre consultar o seu médico de família se tiver algum problema de saúde.  Todas as informações contidas aqui, têm apenas caráter informativo não visam prescrever, diagnosticar ou substituir o conselho médico

Anúncios

4 comentários em “EMAGRECER PORTO ALEGRE

Adicione o seu

  1. Boa Noite!
    Gostaria de saber se o cromo, melhora os portadores de diabetes e pressão alta?
    Pois eu tenho os dois, posso tomar?

    Obrigada

    Alessandra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: